Listas TV Digital
1- Descreva o TS, como ele é formado, o que ele transporta, tamanho do pacote e cabeçalho. Em qual equipamento da cadeia de transmissão podemos encontrá-lo?
O PES é dividido em pacotes menores e de tamanho fixo (188 bytes) dando origem ao fluxo chamado de Transport Stream (TS). O TS é o fluxo da camada de transporte do padrão MPEG-2, formado por pacotes de tamanho fixo de 188 bytes, sendo que 4 bytes são de cabeçalho e 184 de carga / payload. O TS pode ser encontrado no multiplexador.
2- Descreva os principais campos do TS:
O TS é formado por pacotes com 4 bytes de cabeçalho e 184 bytes de carga, cada pacote possui seu PID (Packet Identifier ) que é a identificação do pacote.
Os principais campos do TS são:
Byte de Sinc;
Transport Error Indicator;
Payload Unit Start Indicator;
Transport Priority;
PID;
Trasnport Scrambling Control;
Adaptation Field Control;
Continuity Counter;
A figura abaixo ilustra esses campos com suas respectivas quantidades de bits.
Figura 1: Campos do TS.
3- Descreva os erros de prioridade 1:
O guia ETR 290/TR101290 estabelece níveis de prioridades nas análises de erros. Prioridade 1 indicam erros que IRÃO influenciar na decodificação do TS. Tais erros são:
Sync;
Sync Byte;
.a Pat;
Continuity;
.a PMT;
PID;
4- Descreva PCR e sua função:
A utilização de referências ou estampas de tempo transportadas no TS – PCR (Program Clock reference) - possibilita a correta e síncrona decodificação e apresentação dos sinais de vídeo e de áudio. Lembrando que o encoder gera o PCR.
5- Qual a diferença entre o Evento e Programa/Serviço?
Os programas ou serviços transportados no TS referem-se aos fluxos ES que possuem uma mesma base de tempo (PCR). Um mesmo programa do TS pode transportar diversos programas televisivos (ou eventos) ao longo do dia. O Evento ou Programa Televisivo é, por exemplo, os filmes, novelas. O Programa ou Serviço é, por exemplo, HD, LD.
LISTA 2
1- Descreva o papel do multiplexador dentro do sistema de transmissão.
O