3 Relat Rio
Este relatório trata-se de três experimentos realizados no dia 06 de abril, onde procurou-se padronizar o NaOH (Hidróxido de sódio), o HCl (Ácido clorídrico) e o H2SO4 (Ácido sulfúrico). A padronização de uma solução tem por finalidade determinar a concentração real de um soluto em uma solução, conhecendo a concentração real, consegue-se utilizar a solução para fins quantitativos. A padronização, também chamada de fatoração, é feita por comparação com uma outra solução padronizada, ou por titulação, ou comparação com um padrão primário.
A Titulação Ácido-Base é um processo onde faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de Erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.
Um padrão primário é uma substância qualquer, que se possa reagir. Essa substância precisa ter algumas características, como não se decompor facilmente com a temperatura ambiente; poder se seca em estufa; não se degradar com a luz do sol; não absorver umidade; poder ser pesada; e suas soluções podem ter concentração conhecida através da massa. É um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.
Substâncias que são instáveis, e podem se degradar ou sofrer qualquer tipo de alteração pelo simples fato se estar armazenado não pode ser considerado um padrão primário, pois não se pode garantir a sua pureza ao longo do tempo, e portanto, uma solução dessa substância deve ser padronizada. Por exemplo, uma solução de NaOH pode ser utilizada para se determinar a acidez de uma amostra, mas para que essa determinação seja verdadeira, é