Aula 8 Sistemas Estaticamente Indeterminados
Indeterminados (Hiperestáticos)
Os sistemas hiperestáticos são aqueles cuja solução exige que as equações da estática sejam complementadas pelas equações do deslocamento, originadas por ação mecânica ou por variação térmica.
O deslocamento originado por ação mecânica será determinado através da lei de Hooke.
Para estudar o deslocamento originado na peça pela variação de temperatura, vamos nos basear na experiência a seguir:
Suponhamos inicialmente, que uma barra de comprimento l0 esteja a uma temperatura inicial t0. A barra, ao ser aquecida, passa para uma temperatura t, automaticamente acarretando o aumento da sua medida linear, lf = l0 + Δl.
Essa variação da medida linear, observada na experiência, é proporcional a variação de temperatura
(Δt), ao comprimento inicial da peça (l0), e ao coeficiente de dilatação linear do material (α); desta forma, podemos escrevê-la:
Tensão Térmica
Suponhamos, agora, o caso de uma peça biengastada, de comprimento transversal A, conforme mostra a figura. Se retirarmos um dos engastamentos, a variação de temperatura Δt > 0, provocará o alongamento da peça
(dilatação), uma vez que a peça estará livre.
Com a engastamento duplo, originar-se-á uma carga axial, que reterá o alongamento da peça.
Dilatação Δl originada pela variação de temperatura ( Δl
> 0 ).
Dilatação contida engastamentos.
pela
reação
dos
A variação linear devido a variação de temperatura Δl (t) e a variação linear devido à carga axial de reação Δl (R), são iguais, pois a variação total é nula, desta forma, temos: Tensão Térmica
A figura dada representa uma viga I de aço com comprimento 5m e área de secção transversal 3600 mm2. A viga encontra-se engastada na parede A e apoiada junto à parede B, com uma folga de 1 mm desta, a uma temperatura de 12 ºC.
Determinar a tensão atuante na viga quando a temperatura subir para 40 ºC. E aço = 2,1 x 10 5 MPa α aço = 1,2 x 10 –5 ºC -1.
Solução:
Se a viga estivesse