lubricantes e manutenção
Lubrificantes: Principal função é a redução de atrito.
Sólido: Graxa.
Líquido Óleo: deve arrastar todas as impurezas e desgaste, evitando que as mesmas se depositem no cárter do equipamento.
Oleosidade: Propriedade que permite baixar a fricção reduzindo o coeficiente de atrito.
Viscosidade: É a resistência que um fluido impõe ao escoamento
Atrito: força de resistência que ocorre no deslocamento entre duas peças.
Causa: aumento da temperatura, desgaste das superfícies, corrosão e formação de sujeiras
Tribologia: Ciência que estuda o atrito, desgaste e métodos de reduzi-lo ou eliminá-lo.
Sistemas hidráulicos: O óleo hidráulico, como é chamado, além de sua função principal como transmissor de força, deve lubrificar os componentes do sistema hidráulico, possuindo condições anti-desgaste, antioxidante, antiferrugem e antiespumante.
Turbinas: Os óleos de turbina devem ter viscosidade adequada, resistência à oxidação e formação de borra,prevenção contra ferrugem, resistência à formação de espuma e fácil separação da água
Redutores industriais (engrenagens)Seus óleos são formulados com aditivos de extrema pressão aço / aço. Apresentam estabilidade térmica, possuem inibidor de espuma, características antidesgastante e não corrosiva, além de excelente capacidade de separação da água.
Guias e barramentos: Esses óleos são formulados a partir de básicos selecionados, enriquecidos com agentes de oleosidade,extrema pressão e adesividade, proteger as partes contra ferrugem.
Óleos para compressores de refrigeração: A principal característica é o baixíssimo ponto de fluidez. Óleos minerais naftenicos e alguns óleos sintéticos e/ou semi sintéticos têm essas características
Compressores: Óleos de compressores em geral possui apenas antioxidantes e anticorrosivos. Se quiser é possível usar um mesmo óleo para compressores e para engrenagens industriais, desde que a viscosidade atenda aos dois equipamentos.
CAPITULO 9 TÉCNICAS PREDITIVAS
Técnicas