O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EMEF. ALEXANDRE DINIZ DA PENHA- 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL.
560 palavras
3 páginas
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOMODULO: PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
TUTOR: Abraão Soares Lima
CURSISTA:
Valeria Ribeiro Mendes Gomes
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EMEF. ALEXANDRE DINIZ DA PENHA- 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Damião - PB 2013
TITULO: O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EMEF. ALEXANDRE DINIZ DA PENHA - 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL.
SUJEITO:
Professores, alunos, pais, equipe pedagógica da escola, diretor e equipe técnica administrativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Diniz da Penha, na cidade de Damião-PB.
PROBLEMA:
Durante oito anos de trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Diniz da Penha, como gestora escolar, acompanhei o trabalho dos professores e pude observar que infelizmente alguns deles, 90% dos mesmos, são bitolados ao livro didático, fazendo dos nossos alunos meros folheadores de folhas, existem alguns destes professores que sentam-se em seu birô e apenas levam o aluno a elaborar questões em determinadas páginas, isto, sem quaisquer explicação ou fundamentos que levem o aluno a entender de que se trata aquele conteúdo. Sabemos que livro didático em nosso país atinge seu propósito quando estabelece uma forte parceria com o professor. Juntos eles podem converter em realidade os mais nobres ideais da Educação, mas em nosso município a realidade é bem diferente, precisamos mudar, pois nossos alunos, nossos filhos estão sendo lezados por este tipo de profissionais, estão aqui em nosso município apenas pelo salário e não pelo ensino de qualidade que nossos educandos precisam.
OBJETIVOS
1- OBJETIVO GERAL:
Capacitar o professor para que o mesmo tenha consciência que o livro didático é um dos principais instrumentos responsáveis no processo de ensino e aprendizagem, mas que existem diversas maneiras de usarmos o livro e que o mesmo deve ser considerado como um material de apoio, não como o único