resenha critica narradores de jave
Filme – Brasileiro de 2003
Gênero – Drama
Direção – Eliane Caffí
Gravações – Gameleira da lapa interior da Bahia. O filme irá contar o drama vivido por moradores de um vilarejo do Vale do Javé que temem a destruição da cidade para que possa ser construída uma grande represa.
Narradores de Javé
Em um vale distante na Bahia, havia um vilarejo chamado javé. Onde há maior parte da população era de analfabetos ou semi-analfabetos.
O governo do Estado da Bahia implantou um projeto que consiste na construção de uma represa no local visando o progresso do Estado.
Então para impedir tal fato, a única chance que eles tem fé a de provar que a cidade tem um valor histórico a ser preservado. Mas como grande parte da população era analfabetos dificultava um pouco, na preparação de documentos contando todos os fatos e acontecimentos históricos de sua cidade.
Mas em javé havia algumas exceções como o barbeiro e o dono do bar que eram semi-analfabetos. Toda a sua história estar centrada na oralidade, nos causos e nos diálogos entre moradores. É ai que entra na história Antônio de Bia ex- carteiro da cidade, um homem banido por todos, que pás evitar que o posto dos correios do lugar seja fechado começa a escrever cartas para as pessoas de outras cidades e conhecidos seus, contando mentiras e calunias dos habitantes da cidade para poder assim gerar movimento na agência e evitar o fechamento da mesma e ao mesmo tempo garantir seu emprego. Então a comunidade resolveu convocar Antônio de Bia para escrever as histórias, contada a anos pelos moradores, sobre a fundação da virtude que habitavam em suas lembranças.
Bia passa então conhecer o fundo as fantasias, as memórias e as lembranças do povo de javé. Mas a escrita desta história, era muito diferente uma das outras, o que tronava tudo muito mas difícil para Bia, apenas de ser muito talentoso na regra da escrita havia muita dificuldade para passar para o