Mecânica dos Fluídos
Mancais são partes de estruturas mecânicas que se destinam a comportar um eixo móvel. Buscou-se identificar dois tipos de mancais, os deslizantes e os de rolamento, demonstrando o tipo especifico de lubrificantes utilizados por cada um e a função dos lubrificantes neste processo.
Palavras Chave: Película lubrificante, escorregamento, rolamento, lubrificação mínima, lubrificação total.
OBJETIVO
Compreender a aplicabilidade e a função dos lubrificantes durante o contato do eixo com o mancal. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema a utilização de lubrificantes em diferentes tipos de mancais.
Compreender a função dos lubrificantes neste processo mecânico requer buscas teóricas sobre o assunto. Através desta pesquisa pretende-se elucidar a aplicabilidade dos lubrificantes nos mancais.
MANCAIS DE ESCORREGAMENTO
Os mancais de escorregamento possuem um espaço entre o mancal e o eixo chamado folga. As dimensões da folga são proporcionais ao diâmetro do eixo e suas funções são aguentar a dilatação e a distorção sofridas pelas peças, bem como diminuir possíveis erros mínimos de alinhamento. Além disso, a folga é usada para a introdução do lubrificante, que uma vez introduzido adere ás superfícies dos eixos e do mancal, cobrindo-as com uma película de lubrificante.
Figura 1 – Mancal de Escorregamento
Fonte: Prática de Manutenção (Equipe Técnica do SENAI, 2005, p. 62).
Quando a máquina está parada, devido à folga existente o eixo toma a posição excêntrica em relação ao mancal, apoiando-se na parte inferior. Nesta posição a película lubrificante entre o eixo e o mancal é mínima, ou praticamente nenhuma. Com o início do funcionamento da máquina, o eixo começa a girar e o óleo, aderindo-se á superfície do mancal, é arrastado, formando-se a cunha lubrificante. Durante as primeiras rotações, o eixo arrasta-se ligeiramente sobre a face do mancal, em direção contrária á da rotação, permanecendo um