Lu
Existe vários tipos de Lúpus, sendo o LES mais agressivo porque pode afetar qualquer um dos órgãos do corpo ou sistemas de órgãos. O Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença auto imune crônica, riquíssima em achados clínicos e ainda pouco compreendida. Pode no entanto afetar principalmente a pele, articulações, sangue, rins, como também outros órgãos. o sistema imune em vez de proteger o corpo das bactérias e dos vírus, ataca os tecidos do doente, atacando as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual. É uma doença pouco freqüente afecta cerca de 5 crianças em cada milhão, por ano. Afeta mais as mulheres do que os homens e, embora possa ocorrer em qualquer idade, é mais freqüente entre os 20 e 45 anos, com maior incidência próxima aos 30 anos,acomete mais os negros.
CAUSAS
A doença lúpus é caracterizada pela produção de vários auto-anticorpos, ou seja anticorpos que atacam o próprio corpo, eles perdem a capacidade de distinguir entre um corpo estranho e os tecidos e células da própria pessoa. Entre os auto-anticorpos comuns do lúpus há um contra o núcleo das células e outro contra o DNA do próprio paciente. Ainda não se sabe por que o corpo começa a produzir esses anticorpos. Existe provavelmente uma associação de fatores genéticos, pois a doença é mais comuns quando há história familiar positiva, e fatores ambientais ainda não identificados.
SINTOMAS
Pode-se ver o espaçamentos da Membrana Basal, ou a ausência dela nas áreas de degeneração hidrópica (Acúmulo de água no interior da célula), em torno dos capilares. Eritema e infiltração predominam. Algumas pessoas podem apresentar inflamação ou outros problemas com apenas pele e articulações, enquanto outros sofrem de LES e terão as articulações, pulmões, rins, sangue e / ou o coração afetados. Este tipo de lúpus também é frequentemente caracterizada por períodos de surto (quando a doença está ativa) e períodos de remissão (quando a doença está