Ltimo Exerc Cio De Economia Pol Tica
1- Diferencie, a partir das teorias neoclássicas e Keynesiana, a determinação do fluxo econômico equilibrado, antes e depois da década de 30. Em seguida represente graficamente.
R: Neoclássica: Auto-regulamentação do mercado.
Keynesiana: Existe equilíbrio fora do pleno emprego de recursos
2- Quais são os fatos da conjuntura econômica dos anos 30 que descredenciaram as teorias econômicas predominantes desde o século XVIII?
R: desde Adam Smith até a grande depressão de 1929 a auto regulação do mercado era o modelo econômico que predominava, entretanto, com a crise de 1930, esse modelo não bastava, pois com a recessão a economia estava com capacidade ociosa em pleno desemprego de recursos.
3- John Maynard Keynes, considerado o pai da análise macroeconômica, elaborou um modelo básico para regular a atividade econômica. Sobre tal modelo destaque:
a) Seu objetivo pressuposto:
R: Aumentar os gastos públicos para atingir o equilíbrio econômico.
b) Objetivo: R: Estimular a atividade macroeconômica.
c) Suas hipóteses: R: economia com desemprego de recursos (subdesesmprego), Nível geral de preços constante, curto prazo, oferta agregada potencial fixada a curto prazo, princípio da demanda efetiva, equilíbrio macroeconômico.
4- Diferencie:
a) Curto e longo prazo na análise keynesiana: R: Curto prazo: è quando os fatores de produção são fixos / Longo prazo: É onde os fatores de produção sofrem variações.
b) Desemprego Keynesiano: R: Que se refere à insuficiência de demanda agregada em relação à produção (oferta) de pleno emprego.
-Desemprego Estrutural: É quando o desenvolvimento tecnológico do capitalismo leva ao desemprego de trabalhadores, pois é capital intensivo e marginaliza a mão de obra.
C) Economia com subemprego da economia em pleno emprego de recursos:
R:- Subemprego: Pode variar qualquer quantidade sem variar os preços. Situação em que as empresas estão operando com capacidade ociosa.
- Economia em pleno emprego de