loucura na vida geral
Dondis, Donis A.
O texto é viajadão, então tô tentando traduzir ele, mas corre o risco de ficar mais viajado ainda.
Nenhuma técnica é mais importante para o controle de uma mensagem visual que o contraste.
As técnicas visuais são baseadas em polaridades “não só para demonstrar e acentuar a vasta gama de opções operativas possíveis na concepção e na interpretação de qualquer manifestação visual, mas também para expressar a enorme importância da técnica e do conceito de contraste em todos os meios de expressão visual” (107)
O contraste intensifica o significado.
O contraste em oposição à busca humana pelo equilíbrio. O contraste desestabiliza, choca, estimula, chama atenção. O contraste ajuda a delimitar os objetos e torná-los visíveis: contraste entre luz e sombra, entre cores e entre formas.
Livro citado que pode ser bom: Elements of Design, Donald Anderson
O autor fala muito da dualidade daquilo que tá em equilíbrio perfeito, ou seja, formas divididas igualmente, alinhadas, como num grid, e o equilíbrio que existe no contraste, seja ele de diferença de espaços ou de formas. E como essa busca pelo equilíbrio leva a uma apatia do olhar: todas as coisas são uniformes e iguais. O contraste ajuda a destacar elementos da composição, a estabelecer uma hierarquia de informação e na interpretação das informações:
“Nossa compreensão do liso é mais profunda quando contrapomos ao áspero” (p. 119)
Tem uns exercícios no final do texto, se vcs quiserem fazer.
Imagem. s. a aparência ótica de um objeto produzida em um espelho, por uma lente, etc.
AMBROSE + HARRIS
Resumo: O texto diz da significação imediata (ou consideravelmente mais rápida) das imagens, e como os signos, sistemas e contextos devem ser bem articulados para passar uma mensagem que pode ser entendida - e relativamente interpretada da mesma forma pelo público, de acordo com o objetivo do designer.
Há também o potencial de conotação e