Lotação do transporte público
Antonio Victor Teixeira – Ciências sociais
Docente: Adelita Carleial
A imaginação sociológica permite a seu possuidor compreender de forma mais ampla o cenário social. Ela procura descrever de forma individual e coletiva a conexão entre o ser social e seus problemas sociais. É um tipo de pensamento incomum que estabelece ligações mais amplas entre o indivíduo e sua sociedade.
Usando a imaginação sociológica, pode-se compreender além do sistema da vida social. O uso dessa imaginação permite fragmentar a percepção, trazendo dúvidas sobre as conclusões anteriores que pareciam sólidas. O pensamento adquire nova forma e a reflexão passa a ter maior sensibilidade. Para reforçar minhas palavras, Wright Mills afirma que:
“A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida intima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. Permite-lhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem frequentemente uma consciência falsa de suas posições sociais. Dentro dessa agitação, busca-se a estrutura da sociedade moderna e dentro dessa estrutura são formuladas as psicologias de diferentes homens e mulheres. Através disso, a ansiedade pessoal dos indivíduos é focalizada sobre fatos explícitos e a indiferença do público se transforma em participação nas questões públicas.
O primeiro fruto dessa imaginação _ e a primeira lição da ciência social que incorpora _ é a idéia de que o individuo só pode compreender sua própria experiência e avaliar seu próprio destino localizando-se dentro de seu período; só pode conhecer suas possibilidades na vida tornando-se cônscio das possibilidades de todas as pessoas, nas mesmas circunstâncias em que ele. Sob muitos aspectos, é uma lição terrível; sob muitos outros, magnífica. Não conhecemos os limites da capacidade que tem o homem de realizar esforços supremos ou degradar-se