Projeto incluir
Entendida como perda total da visão ou redução da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica, manifesta-se como: *Cegueira: perda total ou o resíduo mínimo da visão que leva o indivíduo a necessitar do método Braille para a leitura e a escrita, além de outros recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação. *Baixa visão: caracterizada por resíduo visual que permite ao aluno ler, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
Características
As crianças com deficiência visual não são muito diferentes das outras crianças, têm as mesmas necessidades afetivas, físicas, intelectuais, sociais e culturais. Gostam de brincar, passear, conhecer pessoas e conviver com outras crianças. As necessidades básicas das crianças são: cuidado, atenção, relação e interação positiva, afeto e segurança que são essenciais para as crianças com deficiência visual. Em decorrência da deficiência sensorial, apresentam necessidades específicas, caminhos e formas peculiares de aprender. Necessitam de mais tempo para vivenciar e organizar suas experiências, aprender e construir conhecimentos. Compreendidas essas especificidades pela família e professores, essas crianças poderão se beneficiar e obter sucesso na inclusão escolar e social. Já as crianças com baixa visão apresentam as mais diferentes condições visuais. É importante que a professora saiba quais as causas da perda visual, seu tipo, as necessidades específicas dessas crianças, como elas podem ver melhor. Para isso é necessário que a família e a escola recebam informações e orientações do oftalmologista especializado, sobre as crianças.
D) Que recomendações devem ser feitas ao professor para o trabalho pedagógico com esse aluno? Os professores das classes comuns devem disponibilizar os textos e livros para o curso com antecedência, pois a transcrição de material para o Braille ou a gravação em fita