Destilação fraccionada
Resumo (máximo de 150 palavras) O processo que utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição, presentes numa mistura líquida, denomina-se destilação fracionada. Neste caso em particular, a actividade laboratorial em causa, visa efectuar uma destilação fracionada de uma mistura homogénea líquida de 3 componentes, sendo eles água destilada, álcool etílico (etanol) e acetona. A realização da Destilação Fracionada em detrimento de qualquer outro tipo de Destilação explica-se pelo facto dos componentes escolhidos possuírem pontos de ebulição muito próximos, embora diferentes, sendo desta forma possível, destilar frações a temperaturas determinadas.
Conceitos (máximo de 200 palavras) É essencial colocar também no balão que contém a mistura homogénea, pequenos pedaços de porcelana, proporcionando assim uma ebulição mais calma e menos agitada. Na coluna de fracionamento o líquido condensa e evapora à medida que sobe em altura na coluna, e cada “semi-condensação” ocorrida na coluna irá enriquecer a mistura do componente mais volátil. Quando a fração molar do componente, com ponto de ebulição inferior, aumenta, o ponto de ebulição da mistura diminui, levando a temperatura a decrescer da base para o topo. Quanto às características das substâncias, a Acetona (Substância incolor e bastante inflamável), com a qual não deve haver contato com os olhos. Fórmula química C3H6O, e ponto de ebulição de 56ºC.
A Água é outro dos nossos componentes da mistura homogénea. A água Destilada, de fórmula química H2O, apresenta-se incolor, inodora e o seu ponto de ebulição é de 100ºC. O Álcool Etílico