LOS Cadeia Reversa Do Leo De Cozinha PRONTO
Muitos ambientalistas concordam que ainda não existe um modelo ideal de descarte do produto, mas uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão! A decisão é nossa de entregar o óleo para cooperativas que fazem essa reciclagem ou colocar a mão na massa e fabricar o nosso próprio sabão.
Cadeia reversa do óleo de cozinha: coordenação, estrutura e aspectos relacionais.
RESUMO
Com as atividades de produção e consumo geram resíduos que, conforme o destino produz impactos negativos no meio ambiente, essa situação agravou-se, de maneira crítica, a partir da Revolução Industrial. Para reaproveitar esses resíduos, são necessárias novas formas de produzir, consumir e dar um destino adequado aos produtos após o final de seu ciclo de vida útil. Com base nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar como se estrutura e é coordenada uma cadeia de suprimentos reversa, tendo como objeto a coleta de óleo de cozinha utilizado. O nosso estudo orienta-se pelas abordagens de cadeias de suprimentos reversas e coordenação da cadeia de suprimentos. Os resultados evidenciam a iniciativa de uma empresa que não trabalha com óleo de cozinha utilizado, mas utiliza uma estratégia a partir desse resíduo para desencadear o processo de estruturação da cadeia analisada. Como principal contribuição, o estudo sugere a consolidação da quinta fase da logística: a Reverse Supply Chain (RSC)-Reverso da Cadeia de Suprimentos, buscando esse produto e dando o dando o destino correto para o mesmo trazendo beneficio a sociedade.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O resíduo do óleo de cozinha proveniente das residências, comércio e indústria é um item potencialmente poluidor quando descartado de maneira inadequada, sendo necessárias alternativas que possibilitem a sua reciclagem, promovendo-se o equilíbrio entre os âmbitos ambiental, econômico e social.
De acordo com o Programa de Gestão Ambiental (PGA) (2012), do