Loris Malaguzzi
p.277
Loris Malaguzzi nasceu em 1920, depois do final da Segunda Guerra cursou psicologia em Roma. Malaguzzi denunciou os preconceitos existentes em relação à criança,colocando-a como protagonista em mundo adultocêntrico, propondo uma educação igual para todos.
278
Em meio a muitos conflitos políticos e a busca por direitos civis , em 1971 é sancionada a lei que garante o direito a creches.
278
De visão Marxista, Malaguzzi afirmava que a educação tanto reproduz quanto transforma a realidade. Documentou uma nova pedagogia,afirmando que a mesma seria um motor que sistematiza a atividade humana e responsável pela transformação política.
279
Embora tenha pouca produção escrita,conta com avanços da formulação e implementação de políticas, práticas pedagógicas e formação de professores, mantendo sempre a conexão entre teoria e prática. Seu diferencial é ter se focado somente na educação de crianças pequenas ( 0 a 6 ) .
280
Criou uma pedagogia de educação infantil concebendo a criança como um ser portador de história, construtora de culturas infantis e passível de direitos.
281
A maior herança de Malaguzzi foi evidenciar a criança como ser ativo,inventivo, capaz de explorar novos horizontes e expressar-se de diferentes maneiras.
281
Em seu ateliê,sentiu a necessidade de demonstra esse respeito pela criança e pelo o que ela produz, juntamente com o atelierista e a professora,buscando assim um desenvolvimento potencializado das múltiplas linguagens.
282
Suas pesquisas sobre a primeira infância foram feitas na esfera pública.
285
Essa pedagogia vê a criança e a professora como protagonistas. Malaguzzi propôs um novo ambiente para as crianças de 0 a 6 anos,um espaço de criação das culturas infantis, em que o ateliê é o eixo da pedagogia e espalha-se