Lord
Natal, 10 de Setembro de 2010 |
1. Introdução
Os frequencímetros são instrumentos eletrônicos utilizados para medição da freqüência de um sinal periódico. A origem (fonte) deste sinal não nos interessa neste trabalho e pode ser proveniente de um cristal, de algum instrumento musical, de um microfone, de um gerador de ondas ou qualquer outra fonte que emita um sinal elétrico no qual se deseja medir a frequencia. Os elos sensores que transformam estas vibrações em um sinal elétrico, variam de acordo com a aplicação. Os microfones de eletreto captam as vibrações sonoras (som) em um sinal elétrico, assim como os piezelétricos transformam uma vibração mecânica em um mesmo sinal elétrico proporcional a vibração mecânica. Para deixamos o trabalho mais abrangente tratou-se apenas da etapa em que se já possui um sinal elétrico de uma determinada fonte e desenvolveu-se um circuito misto (digital e analógico) que processa esta informação, pois o circuito é o mesmo para qualquer fonte oscilatória no qual se deseja menor a frequencia. Assim, não iremos explicar os detalhes de como os transdutores atuam para transformar uma oscilação em um sinal elétrico.
O elemento sensor irá transformar uma determinada grandeza, ao qual será medida a sua freqüência, em um sinal elétrico cuja amplitude seja proporcional à perturbação de um sistema. Este sinal elétrico será retificado, amplificado, processado e mostrado o valor do número de pulsos (freqüência) para o usuário através de um display de sete segmentos. Os detalhamentos de cada uma dessas etapas, as dificuldades e soluções serão explicadas no decorrer deste relatório.
Restrições: O frequencimetro implementado em protoboard foi projetado para uma freqüência de até 1khz. 2. Técnica para medição da Freqüência
Dado