lombardos
Os lombardos eram um povo germânico escandinavo com grande capacidade militar.
No ano de 568, os lombardos penetraram e conquistaram a região norte da península Itálica, liderados pelo rei Alboíno. Após a conquista, nomearam a região de Lombardia, estabelecendo como capital a cidade de Pavia. Fizeram conquistas importantes até a região da Toscana e outras áreas ao sul da Península.
O Reino Lombardo perdeu força e deixou de ser uma área autônoma em 774, quando começaram as conquistas dos francos, liderados por Carlos Magno.
http://www.suapesquisa.com/povosbarbaros/lombardos.htm
RELIGIÃO
Quando entraram na península, alguns lombardos eram e permaneceram pagãos, enquanto alguns eram cristãos arianos. Na ocasião eles não tinham boas relações com a Igreja Católica. Gradualmente, eles adotaram títulos romanos, nomes, e tradições, e parcialmente se converteram à ortodoxia (século VII), não sem uma longa série de conflitos étnicos e religiosos.
Alboíno foi assassinado em 572 em Verona por um golpe liderado por sua esposa, que depois fugiu para Ravena. Seu sucessor, Clefo, foi também assassinado, depois de um reinado de 18 meses. Sua morte começou um período de vários anos (Domínio dos Duques), durante os quais os duques não elegeram nenhum rei, e que foi um período de violência e desordem. Em 584, ameaçados por uma invasão dos francos, os duques elegeram o filho de Clefo, Torino Autari, como rei. Em 589, ele desposou Teodolinda, filha do duque dos bávaros, Garibaldo I da Bavária. A católica Teodolinda foi amiga do papa Gregório I e trabalhou pela cristianização do reino. Enquanto isso, Autari iniciou uma política de reconciliação interna e tentou reorganizar a administração real. Os duques reservaram metade de suas propriedades para a manutenção do rei e sua corte em Pavia. Na política externa, Autari trabalhou para desfazer a perigosa aliança entre os bizantinos e os francos.
Autari morreu em Pavia em 590. Seu