Lombardia
A Itália, com nome oficial de República Italiana, é um país localizado no centro sul da Europa que faz fronteira com alguns países, entre eles a França e a Suíça.
Um lugar recheado de história e com muita cultura, caminhos lindos e uma culinária riquíssima, assim é esse país. A Itália é dividida nas seguintes regiões: Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, Emilia-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lácio, Ligúria, Marche, Molise, Piemonti, Puglia(Apulia), Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino Alto Ádige, Úmbria, Sicília, Vêneto e Lombardia, região que será estudada a seguir.
ORIGEM
Os lombardos eram um povo germânico escandinavo com grande capacidade militar. No ano de 568, os lombardos penetraram e conquistaram a região norte da península Itálica, liderados pelo rei Alboíno. Após a conquista, nomearam a região de Lombardia, estabelecendo como capital a cidade de Pavia. Fizeram conquistas importantes até a região da Toscana e outras áreas ao sul da Península. O Reino Lombardo perdeu força e deixou de ser uma área autônoma em 774, quando começaram as conquistas dos francos, liderados por Carlos Magno. Fundaram vários ducados na Itália, sendo os mais importantes: - Lombardia Maior (região da Toscana e Itália setentrional): Ducado de Friul, Ducado de Verona, Ducado de Trento e Ducado de Tuscia. - Lombardia Menor (Itália centro-meridional): Ducado de Spoleto, Ducado de Benevento, Ducado de Cápua e Ducado de Salerno.
LÍNGUA LOMBARDA
O lombardo (língua lombarda), falado pelos lombardos era uma língua germânica. Entrou em declínio a partir do século VII e entrou em extinção a partir do século XI. Atualmente é uma língua considerada extinta.
REGIÃO
Essa região da Itália possui 9,7 milhões de habitantes e 23 854 km², cuja capital é Milão. Tem limites ao norte com a Suíça, a oeste com o Piemonte, a leste com o Vêneto e com Trentino-Alto Ádige, e ao sul com a Emília-Romagna. É a região mais populosa da Itália.
É composta das