Povo Lombardo
O Reino Lombardo, (em italiano: Longobardia ), Os lombardos eram um povo germânico escandinavo com grande capacidade militar.No ano de 568 d.C., os lombardos penetraram e conquistaram a região norte da península Itálica, liderados pelo rei Alboíno. Após a conquista, nomearam a região de Lombardia, estabelecendo como capital a cidade de Pavia. Fizeram conquistas importantes até a região da Toscana e outras áreas ao sul da Península Itálica.
O Reino Lombardo perdeu força e deixou de ser uma área autônoma em 774 d.C., quando começaram as conquistas dos francos, liderados por Carlos Magno.
Fundaram vários ducados na Itália, sendo os mais importantes:
- Lombardia Maior (região da Toscana e Itália setentrional): Ducado de Friul, Ducado de Verona, Ducado de Trento e Ducado de Tuscia.
- Lombardia Menor (Itália centro-meridional): Ducado de Spoleto, Ducado de Benevento, Ducado de Cápua e Ducado de Salerno.
Língua Lombarda
O lombardo (língua lombarda), falado pelos lombardos, era uma língua germânica. Entrou em declínio a partir do século VII e entrou em extinção a partir do século XI. Atualmente é uma língua considerada extinta.
Localização Geográfica do Povo Lombardo
Os lombardos foram uma das tribos que formavam os suevos e, durante o século I, viveram no norte da atual Alemanha e no baixo rio Elba. Ocasionalmente travaram batalhas com os romanos, mas parece que eram principalmente pastores e fazendeiros até o século IV. A situação mudou ao iniciar-se o período das grandes migrações de povos procedentes do Leste. No final do século V, estabeleceram-se na região que hoje é a Áustria, no território anteriormente ocupado pelos rúgios. No começo do século VI, se estabeleceram na Panônia (hoje o oeste da Hungria), como federados autorizados pelo imperador Justiniano (r. 527–565). Nesta época, tinham começado a mudar sua organização tribal para outra forma liderada por duques e condes que comandavam bandos de guerreiros reunidos em um reino.