Lolita
Apesar do apelo popular de sua retórica, os líderes caudilhistas não reconhecem os limites impostos pela lei e se valem da violência e opressão para alcançar o poder. Geralmente, os caudilhos desestabilizavam a ordem através de golpes políticos apoiados por grupos armados e outros interessados em serem diretamente beneficiados pela possível chegada de seu líder ao poder.
Dessa forma, mesmo reivindicando ou defendendo melhoras, o caudilho estabelece uma forma de poder político que substitui o lugar a ser ocupado pelo Estado. Ao mesmo tempo, centra a sua escalada ao poder como meio de implantar um governo personalista, ou seja, centrado em suas vontades e interesses individuais. Sem uma clara ideologia, costuma distinguir os elementos políticos de sua época pela manifestação de apoio ou oposição. Esse tipo de experiência indica os problemas enfrentados pelas instituições políticas da América, muitas vezes desprovidas de uma ampla sustentação social ou uma orientação política explícita. Apesar de marcar certa época do passado político americano, essa prática ainda perdura na fala de muitos analistas contemporâneos, que colocam o caudilhismo como uma espécie de herança ou ameaça ainda manifestada na América Latina. 41 dedutivo de aplicação, para um caso específico, dos tipos identificados, eventuais signospersonalistas ocorrentes na liderança política da Venezuela contemporânea, tal como exercidapelo Tenente-coronel Hugo Chávez.
1. O
S
CAUDILHOS EM
H
ISPANO
-A
MÉRICA
:
GÊNESE DA LEGITIMAÇÃO PERSONALISTA DODOMÍNIO ESTATAL NO SUBCONTINENTE
O fenômeno do caudilhismo em Hispano-América não encerra um modo único erigidamente identificável de exercício do poder, mas dá conta de uma variante de personalismopolítico que, com certas características regulares e origens similares, triunfou entre oinício e meados do século