lolita
RELATÓRIO DO LIVRO: LOLITA
Universidade Claretiano
Tutora: Andreia faxina
Curso: Artes 2ºano
Disciplina: Atividade Acadêmica Cientifica e Cultural.
São Paulo
2014
Relatório do livro: LOLITA
Lolita conta a história de um professor europeu chamado Humbert que amou obsessivamente uma garota de apenas 12 anos.
Lolita foi um dos mais importantes romances do século XX onde se cruzam vários temas clássicos da arte de todos os tempos, a paixão, a juventude, o amadurecimento, com questões mais típicas da nossa modernidade.
A história é tão bem escrita, que quando li achei que o escritor do livro, o russo Vladimir
Nabokov, era o próprio Humbert. Quando comecei a ler o livro pensei que a menina Lolita fosse sua filha. Mas não foi do jeito que imaginei o Humbert era um professor de meiaidade que se apaixonou pela Lolita sua aluna de apenas doze anos de idade.
Apesar de ter a mente doentia e desejos absurdos não acuso o Humbert de ser um pedófilo já que ele nunca abusou de nenhuma criança. Lolita só tinha doze anos, mas não era nada inocente ela era uma menina esperta e sabia seduzir um homem mais velho e tirava proveito disso. Humbert conta também logo no começo do livro sobre sua primeira paixão a Anabel que morreu quando ambos eram jovens. Ele tentava provar para todos inclusive para ele mesmo que sua paixão por criança tinha uma razão logica.
A história dos dois é parecida com a história da Luiza e o Laerte na novela em família o
Laerte viveu um romance no passado e busca em Luiza a Elena que ele namorou há 20 anos. Humbert ama Lolita de uma forma psicopática, ele fala dela de uma maneira doentia, mas sua relação com Lolita era consensual, pois ela aprovava. Mesmo quando Lolita deixou de ser aquela criança de doze anos, cresceu e engravidou de outro homem, ele continuou a ama-la, e esse amor perdurou até o dia da sua morte. Era um amor incondicional, ela, mentiu, fugiu, o abandonou, o