Estrutura de madeira para cobertura
Pesquisa referente ao uso de madeira da região na estrutura de cobertura
Pesquisa apresentada a Profa. Eng. Silvia Romfim, referente à disciplina Estruturas de Madeira do curso de Engenharia Civil – UNEMAT Campus de Sinop.
Acadêmicos: Douglas Rafael Juvenil Garcia / Victor Arins Gumy Rissotti
24 de Março de 2014
ESTRUTURA DE MADEIRAS PARA TELHADO
No Brasil a madeira é utilizada na construção civil para inúmeros fins, desde construções residências até construções de pontes. O grande problema do país é a cultura, onde as pessoas não sabem trabalhar com o material, assim não utilizam das várias qualidades da madeira.
Onde há maior emprego das estruturas de madeiras no país, são em coberturas. Para a construção dessas estruturas, precisamos da madeira recortada em alguns formatos que deverão compor a estrutura. Esses são vigas, caibros, ripas e terças, onde as medidas comerciais estão abaixo.
Dimensões comerciais obtidas na cidade de Juara, Depósito de Madeiras Pica-Pau:
Vigas – 5 ou 5,5 cm de espessura e 11 ou 16 cm de largura
Caibros – 5 cm de espessura e 6 cm de largura
Ripa – 2,5 cm de espessura e 5 ou 6 cm de largura
Terças – 5 cm de espessura e 11 cm de largura
As dimenções normativas adotadas pela NBR 7190
Dimensões mínimas das seções transversais:
Nas peças principais isoladas, como vigas e barras longitudinais de treliças, a área mínima das seções transversais será de 50 cm² e a espessura mínima de 5 cm. Nas peças secundárias esses limites reduzem-se respectivamente a 18 cm² e 2,5 cm. Nas peças principais múltiplas, a área mínima da seção transversal de cada elemento componente será de 35 cm² e a espessura mínima de 2,5 cm. Nas peças secundárias múltiplas, esses limites reduzem se respectivamente a 18 cm² e 1,8 cm.
Seções comerciais das madeiras encontradas comercialmente no Brasil:
Vigas – 6 cm de espessura e 12 cm de largura; 6 cm de espessura e 16 cm de