Lois
O gerenciamento de resíduos sólidos se dá por etapas. São elas:
Geração dos resíduos sólidos;
Segregação (separação);
Acondicionamento;
Armazenamento;
Transporte ou Coleta;
Destinação.
Acondicionamento: acondicionar os resíduos sólidos é prepara-los para a coleta de forma sanitariamente adequada. O acondicionamento é de extrema importância, pois sendo realizada de forma correta, ela pode evitar acidentes, facilita a coleta, evita a proliferação de vetores, etc.
Tipos de recipientes para acondicionamento de forma apropriada: não pode ser feio ou repulsivo; deve ser de material rígido; não deve haver arestas cortantes; ter tampa para evitar a proliferação de insetos, roedores, etc; permitir uma coleta rápida; possibilitar manuseio seguro por parte da equipe de coleta.
OBS.: o acondicionamento do lixo de ver ser de dois tipos:
a) Comum;
b) Serviços públicos.
Coleta: visa remover de modo rápido e seguro o lixo para tratamento.
A coleta deve ser realizada em cada imóvel e com frequência diária ou de duas a três vezes por semana. Em locais de clima quente, recomenda-se que a coleta mínima seja realizada três vezes na semana.
Horário de coleta: o horário mais apropriado para a coleta é noturno, pois evita o desgaste excessivo por parte da equipe de coleta, não interage com o tráfego e ainda faz com que o lixo não fica à vista da população.
Veículo coletor: na escolha do veículo coletor deve-se considerar vários aspectos:
Densidade populacional : para cidades de alta e média densidade são recomendados os veículos compactadores. Para cidades de baixa densidade os equipamentos não compactados são os mais indicados.
Características viárias;
Disponibilidade financeira do município;
Etc.
Ecopontos: são locais destinados ao recebimento de resíduos de pequenos geradores que serão selecionados para posterior reciclagem.
Tratamento biológico de águas residuárias.
São necessidades dos indivíduos: