Logística reversa
Introdução
A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo fazendo uma conscientização sobre o meio ambiente consequentemente ganhando mais espaço sobre a concorrência, e um dos casos são as indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames. Um processo que começa nos consumidores e vai à cadeia de suprimentos que é seu ponto final.
Dia Mundial do Meio Ambiente :
É comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Logística Reversa
Logistica Reversa é o processo de retirar produtos de sua cadeia de suprimentos que vem de consumidores, inventário excedente ou mercadoria obsleta, e reutilizá-los de acordo com suas diretrizes agregando valor ao produto e seu ciclo de vida, e as empresas estão preocupadas com estas questões ambientais, e estão cada vez mais acompanhando o ciclo de vida de seus produtos. Uma operação deste tipo requer certos aspectos diferentemente dos outros tipos de operações, em que estabelecer pontos em que se receberão os produtos vindos dos consumidores ou tornar os produtos mais eficientes para tal. Requer embalagens que não se perca a qualidade por manuseio incorreto e um transporte congruente com o sistema logístico regular. Dentre alguns exemplos citemos:
-Devolução de bens ao inventário ou armazém
- Devolução de bens ao fabricante original
-Venda dos bens num mercado secundário
-Reciclagem, ou uma combinação que gere o maior valor para os bens em questão
Porque a Logística Reversa?
Como as novas leis de gerenciamento de resíduos estão sendo aplicadas mais rigorosamente, as empresas sentem-se comprometidas a executar este processo, o que antigamente não era o foco das