O compromisso do profissional com a sociedade
Paulo Freire
1. Segundo Freire, o que significa compromisso do profissional com a sociedade? Compromisso definido pelo complemento “profissional”; /correta/Não se trata de qualquer compromisso, mas do profissional; Define o pólo para o qual o compromisso se orienta; O compromisso seria uma palavra oca, uma abstração se não envolvesse a decisão lúcida e profunda de quem o assume;
2. Quando uma ação/ato se constitui compromisso?
R: Segundo Paulo Freire um ato/ação, se constitui compromisso quando há um engajamento com a realidade.
3. Qual é a primeira condição para que a pessoa possa assumir um ato comprometido?
R: Segundo Paulo Freire, a primeira condição para que a pessoa possa assumir um compromisso é ser capaz de agir e refletir. É preciso que, seja capaz de, estando no mundo, saber-se nele. Saber que, se a forma pela qual está no mundo condiciona a sua consciência deste estar, é capaz, sem dúvida, de ter consciência desta consciência condicionada.
4. Qual o verdadeiro compromisso do homem? R: Segundo Freire, o verdadeiro compromisso é a solidariedade, e não a solidariedade com os que negam o compromisso solidário, mas com aqueles que, na situação concreta, se encontram convertidos em "coisas"
5. Quando Freire se refere a um ser A - Histórico que não pode comprometer-se, o que ele quis dizer?
R: Pulo Freire quis dizer que um ser A – Histórico não pode comprometer-se, porque este é um ser que não se envolve com o mundo, ele está voltado sempre para si mesmo, ele não se preocupa em transformar o meio em que vive, ou seja, ele não se envolve com os problemas da sociedade.
6. Explique a seguinte frase de Freire: “Se ação e reflexão, como constituintes inseparáveis da práxis, são a maneira humana de existir, isso não significa, contudo que não estão condicionados”.
R: Explicando a frase segundo as palavras de Freire, ele