Logística Reversa
Neste trabalho iremos abordar a os conceitos, a importância da logística reversa e seus ciclos, como também o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
1- Logística reversa
1.1-Conceitos
Logística Reversa é um termo genérico. Em seu sentido mais amplo, significa as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. Logística Reversa se refere a todas as atividades logística de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais e peças usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável.
O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e de baixo custo de matérias primas, estoques em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de consumo o ponto de origem, com o propósito de recuperação de valor ou descarte para coleta e tratamento de lixo.
A logística reversa é a área da logística empresarial que tem a preocupação com os aspectos logísticos do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo de embalagens, bens de pós venda e de pós consumo, agregando-lhes valores de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros (LIVA et al., 2003).
Para Rogers & Tibben-Lembke (1999) trata-se do processo de planejamento, execução e controle do fluxo de matérias-primas, do estoque do material em elaboração, dos produtos acabados e da sua informação desde seu início até a adequação às necessidades e exigências
Do cliente, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.
Liva ET al. (2003) descrevem três tipos de Logística Reversa: Logística Reversa de pós-venda; Logística Reversa de pós-consumo; e Logística Reversa de embalagem. − Logística Reversa de pós-venda: trata do fluxo logístico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, que são devolvidos.
Nessa categoria incluem-se erros nos processamentos dos pedidos,