kkkkk
Os organismos do Reino Monera são procariontes. Eles tem uma organização celular bem primitiva. Os únicos organoides que ela apresenta em seu citotoplasma são os ribossomos. Os organismos procariontes são classificados em dois Domínios: Arqueas e Bactérias. A diferença entre elas encontra-se em seu material genético e na parede celular que envolve esses micro-organismos. O material genético das Arqueas é mais semelhante ao dos organismos eucariontes, por isso que na árvore filogenética, as Arqueas são colocas mais próximas dos outros seres vivos do que das Bactérias.
As Arqueas (Archaea)
É a designação de um dos domínios de seres vivos, relacionados com as bactérias. Trata-se de organismos procariotas, geralmente quimiotróficos, muitos dos quais sobrevivem em lugares extremos (Extremófilo) como fontes de água quente, lagos ou mares muito salinos, pântanos (onde produzem metano) e ambientes ricos em gás sulfídrico e com altas temperaturas. Ao contrário dos vírus, as arqueas e as bactérias possuem metabolismo próprio. Eles são capazes de captar e utilizar energia, produzir os seus componentes moleculares e duplicar seus próprios genes na reprodução celular.
A importância das Arqueas
A arqueas tem grande importância evolutiva porque devem ter originado os seres eucariontes. As arques também tem importância ecológica, vivendo em estações de tratamento de esgoto onde degradam materiais tóxicos, e no tubo digestório de algumas espécies de insetos e vertebrados herbívoros. Algumas arqueas são capazes de fixarem o nitrogênio atmósférico, aumentando a fertilidade do solo. Arqueas termoacidófilas que vivem em aberturas vulcânicas são também utilizadas como fonte de energia renovável.
Estrutura e formas das bactérias
Parede celular é o envoltório extracelular rígido responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo protéico - glicídico (proteína + carboidrato) com a função de proteger