Logística Reversa
1-INTRODUÇÃO
Enquanto a logística tradicional trata do fluxo dos produtos empresa – cliente, a logística reversa trata do retorno de materiais cliente – empresa
Em um mundo onde os recursos estão cada vez mais escassos, as organizações tiveram uma nova preocupação: Como seria possível achar uma solução para este problema sem gerar aumento de custo e despesa? E a resposta encontrada foi o conceito de logística reversa.
É preciso buscar alternativas para reaproveitar, reduzir e distribuir fluxos (de material, pessoas, informações) dentro das cadeias logísticas. O fluxo, que antes tinha em sentido único, agora virou um loop. No entanto a Logística Reversa também deve ser vista como um novo recurso para a lucratividade.
2-LOGÍSTICA REVERSA
Inicialmente, destacamos de modo sintético a evolução de definições da logística reversa:
Em CLM (1993:323): “Logística reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduos de produtos de embalagens”.
Em Stock (1998:20): “Logística reversa em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de residuos, reforma, reparação e remanufatura.”.
Rogers e Tibben-Lembke (1999:2): Logística reversa é definida como: O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e as informações corespondentes do ponto de consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destina à apropriada disposição. Logística Reversa é a área da logística que trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem. Ou seja, é o caminho inverso do produto, indo do consumidor até o fabricante.
A logística reversa aborda