Trabalho
Como atividade referente aos assuntos abordados nas 6 aulas que tivemos, elabore uma pesquisa sobre “problemas relacionados à mobilidade”, envolvendo:
- Velocidade do canal:
Primeira Geração ou 1G
AMPS (Advanced Mobile Phone Service): tecnologia analógica da primeira geração da telefonia móvel desenvolvida pelos Laboratórios Bell, da At&T, nos anos 80. Essa tecnologia opera na faixa dos 800 MHz e só permite transmissão de voz.
Segunda Geração ou 2G
TDMA (Time Division Multiple Access): uma das tecnologias digitais mais usadas no mundo. Ela divide os canais de freqüência em até seis intervalos de tempo diferentes, e cada usuário usa um desses espaços para impedir interferências. Opera na freqüência de 800 MHz.
CDMA (Code Division Multiple Access): tecnologia digital que aumentou a capacidade das redes de telefonia celular ao permitir o acesso de muitos usuários simultaneamente em um único canal de estação rádio-base. No Brasil, a Vivo era a única operadora a adotar esta tecnologia, cuja principal desvantagem é tornar os aparelhos celulares mais suscetíveis à clonagem.
GSM (Global System for Mobile Communication): tecnologia baseada em chips de memória desenvolvida na Europa. O GSM foi adotado na maior parte do mundo por permitir taxas de transferências mais rápidas e a portabilidade das informações. Como número da linha, dados pessoais e agenda de contatos ficam armazenados em um chip de memória, é possível levar as características do assinante para outro aparelho ou rede GSM. Esta tecnologia opera nas faixas de freqüência de 900, 1800 e 1900 MHz.
Geração 2,5 - ou 2,5G
GPRS (General Packet Radio Service ou Padrão de Transmissão de Rádio por Pacote): evolução da GSM, esta tecnologia 2,5G divide os dados em pacotes, possibilitando uma conexão permanente de dados, com taxas de transmissão variando de 30 kbps a 115 kbps. O GPRS permite a conexão dos smartphones à Internet, e sua principal vantagem é que os usuários só