Logística Reversa
1- LOGÍSTICA REVERSA
1.1- CONCEITO
Logística Reversa é um termo bastante genérico. Em seu sentido mais amplo, significa todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. Logística Reversa se refere a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais e peças usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável (amigável ao meio ambiente).
Muitas vezes a logística reversa é utilizada quando há uma devolução de produtos. Sendo assim tem-se custos e não lucros.
Como é uma área que normalmente não envolve lucro (ao contrário, apenas custos), muitas empresas não lhe dão a mesma atenção que ao fluxo de saída normal de produtos. Mesmo a literatura técnica sobre logística só agora começa a se preocupar com o tema.
A tabela 1 abaixo descreve as opções de recuperação:
Tabela 1: Resumo de algumas opções de recuperação de produtos
(Krikke, 1998, p. 35).
Opções de PRM Nível de Desmontagem Exigências de Qualidade Produto Resultante
Reparo Produto Restaurar o produto para pleno funcionamento Algumas partes reparadas ou substituídas
Renovação Módulo Inspecionar e atualizar módulos críticos Alguns módulos reparados ou substituídos
Remanufatura Parte Inspecionar todos os módulos/partes e atualizar Módulos/partes usados e novos em novo produto
Canibalização Recuperação seletiva de partes Depende do uso em outras opções de PRM Algumas partes reutilizadas, outras descartadas ou para reciclagem.
Reciclagem Material Depende do uso em remanufatura Materiais utilizados em novos produtos
1.2- PROPOSTA DE LOGÍSTICA REVERSA
Atualmente na unidade Eliane Pólo Nordeste existem várias opções de utilização da ferramenta logística reversa. Sendo assim, a que foi selecionada em questão é a utilização do lodo da E.T.E., ou seja, as tortas que ficam retidas nas camisas do filtro-prensa; utilizar a mesma juntamente com a quebra crua e quebra do vidrado no retorno da moagem.
Uma das