Logística Reversa (Resumo)
A logística reversa é a área da logística empresarial que tem preocupação com os aspectos logísticos do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo de embalagens bens de pós venda e de pós-consumo, agregando-lhes valores de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa , entre outros.
Em síntese a logística reversa é uma solução que garante a sustentabilidade do planeta gera novas oportunidades de negócios para as empresas tanto, para setores de reciclagem quanto para o crescimento de uma marca, pois quem faz logística reversa respeita seus clientes e contribui para a preservação do planeta.
A logística reversa deixa de ser uma questão meramente operacional, passando a fazer parte da estratégia das organizações. É importante destacar a obediência a legislação especifica ao meio ambiente e aos direitos dos consumidores, já existentes. Algumas empresas veem perdendo valor nas suas marcas pelo fato de não se preocuparem com a questão ambiental.
Existe uma preocupação da administração com o que vem depois da entrega.
Duas questões são levantadas: o indesejável retorno dos produtos devolvidos pelos clientes e a racional preocupação com o tratamento dos produtos ou dos resíduos gerados após consumo.
É importante lembrar que os produtos atualmente sofrem mudanças a todo o momento, fazendo com que tudo que é novo fique velho com muita rapidez, transformando-se em lixo para uns e nicho para os que pensam nos seus clientes e no ecossistema.
As duas áreas em que a logística reversa atua é a da pós-venda e pós-consumo.
A logística reversa de pós-venda acontece no fluxo reverso de produtos oriundos das devoluções por motivos comerciais e de processamentos.
Término da validade – caso dos medicamentos, materiais hospitalares, gêneros alimentícios líquidos e sólidos, material de limpeza, entre outros.
Excesso de estoque no canal de distribuição - por erro nos cálculos na previsão das demandas dos pontos de