Trabalhos gerais
ANO LETIVO 2011/2012
Geografia
RIBATEJO
André Malta 8ºA nº3
INTRODUÇÃO
O Ribatejo também conhecido informalmente como Borda d’Água ,era uma antiga província de Portugal. As antigas províncias portuguesas (onze províncias de 1936) foram extintas em 1959 e substituídas pelos actuais distritos; estes deveriam dar lugar a regiões administrativas (segundo a constituição de 1976) mas a falta de acordo sobre o seu número e limites tem mantido o status-quo (estado presente das coisas).
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Ribatejo fazia fronteira a Noroeste com a Beira Litoral, a Oeste e a Sul com a Estremadura, a Sudeste com o Alto Alentejo e a Norte e Nordeste com a Beira Interior.
Está constituída por 21 concelhos, integrando quase a totalidade do distrito de Santarém e ainda dois concelhos do distrito de Lisboa e um do distrito de Portalegre. Tem a sua sede na cidade de Santarém.
Distrito de Lisboa: Azambuja e Vila Franca de Xira.
Distrito de Portalegre: Ponte de Sor.
Distrito de Santarém: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca,Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha
Costumes e tradições
O Ribatejo é uma região muito rica tanto em costumes como tradições, podemos afirmar que é uma das regiões mais ricas neste aspecto. Entre todas as tradições existentes destacam-se o Artesanato, o Fandango e a Festa Brava, que são as que vamos falar mais em pormenor.
Começamos por dar introdução à Festa Brava uma das tradições mais conhecidas do Ribatejo. Podemos dizer que a festa brava caracteriza praticamente todo o Ribatejo.
O Fandango é a dança mais tradicional do Ribatejo é a arte trazida pelos nossos antepassados que se fixou no Ribatejo e que ainda hoje é sentida e vivida por todos .
O artesanato da Lezíria do Tejo é um dos artesanatos mais