ddfd
MANOEL VAZ PEREIRA
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Cariacica
2011
MANOEL VAZ PEREIRA
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Trabalho apresentado à Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo, como requisito obrigatório para obtenção de nota na disciplina de psicologia geral.
Orientador(a): Profº. Merim Alves de Souza.
Cariacica
2011
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Toda e qualquer produção humana- uma cadeira, uma religião, um computador, uma obra de arte, uma teoria científica- tem por trás de si a contribuição de inúmeros homens, que, num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventarão técnicas e desenvolverão ideias, isto é, por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe a história.
Esta história pode ser mais ou menos longa os diferentes aspectos da produção humana. No caso da psicologia, a história tem por volta de dois milênios. Esse tempo refere-se à psicologia no ocidente, que começa entre os gregos, no período anterior à era cristã.
A história do pensamento humano tem um momento áureo na antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.c. até a dominação romana, às vésperas da era cristã.
Os gregos foram o povo mais evoluído nessa época. Uma produção minimamente planejada e bem-sucedida permitiu a construção das primeiras cidades-estados (pólis). A manutenção dessas cidades implicava a necessidade de mais riquezas, as quais alimentavam, também, o poderio dos cidadãos (membros da classe dominante da Grécia Antiga). Assim, iniciaram a conquista de novos territórios (Mediterrâneo, Ásia menor, chegando até a china), que geraram riquezas na forma de escravos para trabalhar nas cidades e na forma de tributos pagos pelos territórios conquistados.
Tais avanços permitiram