Logística introdutória
A globalização é um fenômeno capitalista, um processo de integração que permite maiores mercados para os países desenvolvidos que possuem mercados saturados. Este processo diz respeito à forma como os países interagem, levando em conta aspectos políticos, econômicos e sociais, possibilitando transações financeiras e expansão de negócios para mercados distantes e emergentes. Porém, como consequência há um aumento acirrado da concorrência (BERTAGLIA, 2003).
[...] a pressão sobre a globalização do mercado é bastante intensa devido à limitação do mercado interno das nações desenvolvidas, as empresas ficam estagnadas devido ao não crescimento populacional do país, expondo-se cada vez mais à forte concorrência externa e eventual estagnação de mercado (BERTAGLIA 2003, p. 14).
Nessa linhagem de pensamento, o crescimento da empresa no mercado interno é o princípio da globalização. A globalização também favorece os países menos desenvolvidos, pois oferece a abertura de mercado, gerando retornos favoráveis na economia interna, como aumento de empregos, aquecimento do mercado e desenvolvimento de diversos ramos (BERTAGLIA, 2003).
Segundo Bertaglia (2003), as empresas que se desenvolve internamente, necessitam atingir o mercado em longa escala; mais do que nunca, conquistar e manter os atuais clientes é fundamental. Logo, se chega à conclusão que a logística é o alicerce do desenvolvimento da expansão do mercado.
A logística é responsável pelo planejamento, organização e controle de todo o fluxo de mercadorias e informações, muito maior do que visão de um depósito. Preocupa-se com qualidade, custo, prazos, etc. Christopher (1999) concluiu que a logística empresarial abrange as áreas que tratam diretamente com o fluxo de beneficiamento das matérias-primas em produtos acabados, tanto no aspecto interno de uma organização empresarial quanto no aspecto externo, envolvendo-os.
A gestão de