lOGÍSTICA INTERNACIONAL BARREIRAS
É necessário que seja realizado um levantamento das principais barreiras e obstáculos com que as empresas se depararam no desenrolar das suas operações internacionais.
Como exemplo:
-O mercado competidor
Entradas: Escassez de profissionais qualificados para negociar o produto; Falta de incentivo / assistência governamental; Desconhecimento de práticas de cobrança internacionais e fechamento de câmbio; Falta de profissionais qualificados p/ tratar c/ alfândega e empresa de transporte; Obtenção dos documentos e certificações (burocracia); Dificuldades em oferecer preços competitivos.
Falta de informações para localizar e analisar os mercados;
ºreferente a concorrência tarifária existe O imposto sobre importações – denominado tarifa – é cobrado quando a mercadoria entra no país podendo incidir de forma específica, onde o imposto é cobrado referente as quantidades importadas, independentemente do preço do produto. Podendo também ser cobrado de forma “ad valorem” onde o imposto é calculado com uma porcentagem do preço do produto, como a Tarifa Externa Comum (TEC), de 20% acordada entre os países membros do Mercosul para países importações procedentes de países que não sejam membros desse bloco econômico. E por final a tarifa por ser cobrada de forma mista, isto e, implica a cobrança de determinado montante por unidade importada do produto, além de um percentual sobre o preço do produto.
-Acesso aos canais de distribuição
Outra barreira de entrada pode se da devido a meio de dificuldades de acesso aos canais de distribuição, levando-se em consideração que os