Texto sobre o filme: Senhor das Moscas relacionado com a teoria de Thomas Hobbies
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS- DCHL DISCENTE: Samilly Amorim DOCENTE: Fábio Mansano DISCIPLINA: Ciência Política
RELÇÃO DO FILME: “SENHOR DAS MOSCAS COM A TEORIA DE THOMAS HOBBIES
O "Senhor das moscas" foi adaptado para o cinema em 1963 por Peter Brook. É um dos mais significativos estudos da natureza humana, contendo importantes reflexões sobre a civilização e o seu papel na formação do ser humano.
A história é sobre um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se veem sozinhos em uma ilha deserta, sem a presença de um adulto, exceto o capitão que estava muito doente e acabou ficando com aspectos de loucura, se desvinculando do grupo e por fim, acabou morrendo. O filme faz uma análise profunda do caráter humano e da relação entre o homem e sociedade.
No início a alegria é muito perceptível por muitos no grupo. Não há aulas, não há adultos, só há férias. Como se trata de uma ilha tropical sentem-se no paraíso. No entanto, é preciso lutar pela sobrevivência para conseguir alimentos, para se protegerem das condições climáticas e para avisar os possíveis socorristas de que estão vivos.
Dividem-se tarefas, estabelecem-se objetivos, mas nem todos do grupo possuem a mesma motivação.
Alguns não estão dispostos a aceitar as regras, mesmo que o que esteja em jogo seja a sobrevivência de todos.
Um dos rapazes por nome Jack propõe que se dediquem apenas à caça e às brincadeiras, apresentando aos seus companheiros soluções fáceis e de satisfação imediata. Recusa participar nos trabalhos rotineiros que caberiam a todos os estudantes.
Desfaz a união entre os colegas e alguns seguem o rebelde, alguns por concordarem com ele, outros simplesmente por medo e fome, afinal ele prometia que jamais faltaria alimento.
Com o desenrolar da história, o comandante do grupo por nome Ralph cada vez se sente mais isolado, mas não cede a seus princípios e no que ele considera o certo para o bem de