Ninfas -Grécia antiga
- Efidríades: ninfas das águas
- Epigéias: ninfas da terra
- Náiades: ninfas das águas doces
- Oreádes: ninfas das montanhas
- Dríades: ninfas das florestas
- Alseídes: ninfas das flores
DRÌADES
Dríades ou Dríadas, na mitologia grega, eram ninfas associadas aos carvalhos. De acordo com uma antiga lenda, cada dríade nascia junto com uma determinada árvore, da qual ela exalava. A dríade vivia na árvore ou próxima a ela. Quando a sua árvore era cortada ou morta, a divindade também morria. Os deuses frequentemente puniam quem destruía uma árvore.
A palavra dríade era também usada num sentido geral para as ninfas que viviam na floresta.
As ninfas de outras árvores são chamadas de hamadríade.
As ninfas são as Deusas que cuidam da Natureza. Cada uma tem sob sua alçada um certo domínio que pode variar desde uma árvore, até uma nascente ou um campo inteiro, e cuida dos animais e das plantas que aí vivem. Como tal estão associadas às Divindades Naturais, como Gaia, Deméter, Artémis, Dionísos, Poseidon e Hermes. Apesar de inferiores na escala hierárquica a estes Deuses, elas são convidadas aos Concílios dos Deuses e aos seus casamentos e festividades.
Os seus domínios são muito concretos: árvores, nuvens, campos, grutas, nascentes, praias... Mas mesmo concretas: São as ninfas da Praia da Figueira da Foz ou a ninfa do Carvalho do Parque da Serra da Estrela, ou as ninfas das Grutas de Miradaire, por exemplo, e não as ninfas de todas as árvores. No entanto