Logística empresarial
Divide-se em 4 processos:
Logística de suprimentos
Logística interna
Logística de distribuição
Logística reversa
Logística de suprimentos:
Trata da busca ou aquisição dos insumos ou materiais necessários à empresa.
Logística interna:
Trata de todas as operações realizadas no interior da empresa.
Logística de distribuição:
Trata das atividades realizadas da porta da empresa para fora, ou seja, a distribuição dos produtos acabados.
Logística Reversa
Trata do retorno, não só dos produtos ou quaisquer tipos de materiais, mas, fundamentalmente, as informações emitidas pelos clientes.
“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas,estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes”.
Council of Logistics Management - CLM
No início dos anos 90 o tempo médio para uma empresa processar e entregar mercadorias do estoque de um armazém até o cliente, variava de 15 a 30 dias.
Fase 1: Atuação segmentada
Pós-guerra, foco nos estoques (elemento básico da cadeia), muitos estoques em processo, lotes econômicos nos transportes, Renovação de estoques pensando no custo de transporte e de compras, cada empresa tentando baixar seus custos ao máximo sem se preocupar nos outros elos da cadeia, mix de produtos pequeno, serviços precários (sem qualidade).
Fase 2: Integração Rígida
Ambiente induzido por marketing, Diversidade de produtos, Mix ampliando, Pressão de aumento de estoques, Crise do petróleo 70, Aumento nos custos logísticos, Foco nos estoques, Muitos estoques em processo, Lotes econômicos nos transportes, Implantação de multimodalidade, Melhoria na gestão, informática, Aplicação de planejamento conjunto, Pesquisa operacional, MRP, MRPII, Poder na mão da manufatura, Planejamento rígido, Racionalização integrada na