Logistica reversa
Ciclo Básico das Engenharias
Disciplina: Princípios de engenharia
Professora: Flávia Targas
Empresa Lakes
Tema: Logística Reversa
Assunto: Logística Reversa do Lixo Eletrônico
1. LOGÍSTICA REVERSA
Entende-se por logística reversa o gerenciamento da cadeia de suprimentos em seu fluxo reverso sendo compostos entre outras atividades a coleta, transporte, armazenagem, estoque e desmontagem.
Conforme Leite (2003, p.16):
“Entendemos a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.”
As utilizações dos recursos naturais de uma forma desordenada ao longo dos tempos ocasionarão a escassez de alguns elementos desencadeando um desequilíbrio ambiental. As ações do homem para com a natureza, devastando florestas, extraindo minérios, poluindo a atmosfera, rios e mares, produzindo toneladas de lixo em larga escala diariamente entre outras ações estão gerando sérias conseqüências para a própria humanidade, por este motivo observa-se a crescente preocupação mundial com o meio ambiente traz uma forma mais racional de usufruir dos recursos que o meio ambiente oferece.
Para Valle (2001, p.27)
“Em termos simples, a poluição ambiental pode ser definida como toda ação ou omissão do homem que, pela descarga de material ou energia atuando sobre as águas, o solo e o ar, cause um desequilíbrio nocivo, seja ele de curto, seja ele de longo prazo, sobre o meio ambiente. Seus efeitos mais sensíveis são a degradação da qualidade ambiental e os prejuízos à saúde, segurança e qualidade de vida do homem, afetando a biota e as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente. O