Logistica Reversa
Gentil Geraldo Cerceau Junior
Gustavo Henrique Sales
Jucilene Estevam Ramos
Maraísa Guimarães Vilas Boas
Rodrigo Almeida Dias de Carvalho
Resumo
Logística reserva é um instrumento de desenvolvimento econômico e social e caracterizado por um conjunto de ações procedimentos e meios que se destinam a coletar os resíduos sólidos dos setores empresariais para serem reaproveitados ou destinados a um local adequado.
Esse processo tira a responsabilidade do governo e responsabiliza as empresas pela coleta do seu lixo e promove uma integração de municípios na gestão do lixo.
Entre as suas atribuições está a sua responsabilidade individualizada dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, onde cada um tem a responsabilidade de recolher seu lixo solido para diminuir os impactos causados a saúde humana e a qualidade ambiental.
A LEI 12.305\10, define que todos têm responsabilidade e as empresas devem cuidar para que seu lixo retorne e tem que destina-lo a um local adequado ao fim de sua vida útil.
Palavras-chaves: Lixo. Responsabilidade Ambiental. Vida Util. Logística Reversa.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo faz parte da disciplina de Logística e tem como objetivo demonstrar que a Logística Reversa, e uma área mais abrangente envolvendo todos os fluxos físicos, informacionais, toda a gestão de materiais e toda a informação inerente, nos dois sentidos, direto e inverso. A logística reversa tem um papel preponderante, neste novo conceito de logística, muito mais global e abrangente, como podemos contatar neste artigo.
Este fluxo logístico reverso e comum para uma boa parte das empresas. Por exemplos, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. A indústria de latas de alumínio e notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na