Logistica reversa
A logística, nos últimos tempos, se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa - quando bem utilizada - vantagem competitiva e conseqüentemente, uma fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade, além de estar ligada à agilidade com que ela irá manusear, armazenar, deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos.
A sua utilidade não está limitada ao que foi apresentado acima, o seu enfoque atual encaminha-se na direção de agregar a tudo isto as necessidades dos clientes, que podem ser diferenciadas, sejam elas para repor o estoque regulador, seja para produção imediata ou para atender a um pedido especial de algum consumidor. Esta visão está relacionada à satisfação daqueles que são parte fundamental dentro do processo de comercialização, proporcionando a empresa perspectivas de aumento de receitas de vendas e margens de lucro.
Os recursos provenientes da logística poderão ser utilizados nos diversos ramos de atividades das empresas, isto é que lhe dá ainda mais significância para que seja utilizada por todos.
1 - Origem, conceitos e Características da logística
A história conta que a logística teve origem na atividade militar, desenvolvendo estratégias de abastecimento às tropas nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munições, medicamentos, alimentos e vestuários nas quantidades certas e no momento certo.
Posteriormente, na década de cinqüenta, professores da "Harvard Business School" desenvolveram, em conjunto com a Inteligência Americana (CIA), estratégias para a Segunda Guerra Mundial, tornando-se na seqüência matéria obrigatória nas cadeiras de Administração de Empresas e Engenharia daquela Universidade.
Na década de 90, precisamente no início de 1991, o mundo presenciou um exemplo prático e dramático da importância da logística. Como preparativos para a Guerra do Golfo, os Estados