Logistica Reversa
Com o aumento da população, do consumo mundial e da preocupação com a satisfação do cliente, a Logística Reversa tem sido cada vez mais integrada e requisitada entre as empresas, devido ao problema de descarte após o consumo do produto. Esse sistema tem por objetivo o retorno das embalagens que já estão obsoletas (danificadas ou por não funcionarem), para a sua empresa de origem ou qualquer outro órgão que tenha o propósito de reparar, reaproveitar ou dar um fim adequado às mesmas.
Além de ganhos financeiros, vantagem competitiva no mercado consumidor e contribuição ao meio ambiente há também o reaproveitamento com embalagens retornáveis e remoção da parte obsoleta. A Logística Reversa é utilizada em prol da empresa, transformando materiais, que seriam inutilizados, em matéria-prima.
Principais razões para se utilizar a logística reversa:
1. Legislação Ambiental, exige que as empresas retornem seus produtos e cuidem do tratamento necessário dos mesmos;
2. Benefícios econômicos do uso de produtos que retornam ao processo de produção, ao invés dos altos custos do correto descarte do lixo;
3. A crescente conscientização ambiental dos consumidores.
OPÇÕES DE RECUPERAÇÃO
Reuso direto: Produtos que são limpos e levados a um estado no qual podem ser reutilizados pelo consumidor.
Reparo: Retorna ao estado funcional após seu conserto. A qualidade do produto reparado é normalmente menor que a do produto novo.
Remanufatura: Os produtos são completamente desmontados e todas as partes examinadas em detalhes.
Peças deterioradas são consertadas ou trocadas.
Os produtos remanufaturados recebem uma avaliação e são entregues ao cliente sob condições de garantia de produto novo Reciclagem: O objetivo é usar parte ou a totalidade dos materiais do