BEHAVIORISMO

330 palavras 2 páginas
O Behaviorismo foi um termo descoberto por John B. Watson na qual o mesmo significa “COMPORTAMENTO”, e essa teoria foi importante para que a Psicologia alcançasse o status de ciência.
Esse comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio, considerados estímulos que levam o organismo a dar determinadas respostas no corpo. John Watson buscava a construção de uma psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e que tivesse a capacidade de prever e controlar.
Hoje em dia não se entende como uma ação isolada de alguma pessoa, mas, sim como uma interação entre o indivíduo e o ambiente em que o indivíduo seriam suas respostas e o ambiente os estímulos. Para entendermos melhor esses termos, foram adotadas duas razões.
A Razão metodológica que os psicólogos usam como método experimental e analítico, com isso, os experimentadores sentiram a necessidade de dividir o objeto para efeito de investigação, chegando a unidades de análise.
A Razão histórica em que o homem começa a ser estudado a partir da sua interação com os estímulos sendo entendido como produto e produtor dessas interações.
O mais importante dos behavioristas que sucedem John Watson é B.F Skinner.
Sua teoria tem influenciado muitos psicólogos em todo mundo que é conhecida como Behaviorismo radical, onde Skinner defende a ciência do comportamento pela analise experimental do comportamento, ou seja, pela razão metodológica, toda essa base de Skinner está na base do comportamento operante onde caracteriza a maioria de nossa interações com o ambiente desde quando crianças até a fase adulta. Assim concluo o Behaviorismo é a formula estudada na relação entre estímulos e respostas de um ser vivo. De acordo com Watson o estudo do meio que envolve um indivíduo possibilita a previsão e o controle do comportamento humano, corrigindo falhas em certos estímulos.

Relacionados