Logistica reversa
É necessário mais do que isso, a possibilidade de revalorização destes resíduos deve ser considerada como foco deste processo, a qual gera retorno econômico e ao mesmo tempo ambiental e ecológico para as empresas.
Desta forma, é notório que no atual ambiente de negócios, é impossível pensar em desenvolvimento econômico sem considerarmos as dimensões da sustentabilidade, as quais são destacadas a seguir:
• Sustentabilidade social: ancorado no principio da equidade na distribuição de renda e de bens; no principio da igualdade de direitos e dignidade humana e no principio de solidariedade dos laços sociais;
• Sustentabilidade ambiental: ancorada no principio da preservação do planeta e dos recursos naturais;
• Sustentabilidade econômica: avaliada a partir da sustentabilidade social e ambiental, de forma a permitir que as organizações obtenham lucro de forma responsável.
Estas três vertentes da sustentabilidade impelem o ambiente de negócios e a sociedade a um processo de mudança no qual a extração de recursos naturais, as transações financeiras e econômicas e o desenvolvimento tecnológico devem conviver harmoniosamente.
O conceito de logística reversa ampara-se justamente na sustentabilidade ecológica e econômica, comprovando que existem possibilidades do desenvolvimento econômico caminhar ao lado do desenvolvimento ambiental. As empresas podem ao mesmo tempo em que geram lucros e riqueza, adotar práticas sustentáveis que lhe tragam benefícios e garantam a preservação do meio ambiente para as futuras gerações, além de possibilitar a sustentabilidade social, respeitando a comunidade em que se insere, gerando empregos e renda.
No entanto é