Logistica reversa
Por existir vários motivos que torne a logística reversa um assunto tão relevante, e ser um mínimo percentual do montante da logística direta, a logística reversa tem a sua devida importância, pois além de gerar algum custo benefício para empresa ela contribui de maneira simbólica para a sustentabilidade do planeta, pois após o processo da logística direta são gerados diversos resíduos. Com isso o presente estudo foi pensado de maneira a ajudar os empreendedores em como implementar a logística reversa tendo como base a Lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, orientando e conscientizando os mesmos para uma ação de sustentabilidade no processo de suas empresas.
2.0 OBJETIVO GERAL
Mostrar de forma clara aos empreendedores que a logística reversa não gera apenas custos, mais também é fonte de diversos benefícios tais como: financeiro/econômico, legal, logístico, ambiental/ecológico, de imagem corporativa e competitiva, ajudando-os a entender como superar as principais dificuldades no processo de implementação, sendo alguma delas: falta de conhecimento e planejamento, carência em sistema de informação financeira e econômica, logística estrutural e sistemas informatizados de controle. Conscientizando-os sobre a importância da mesma no gerenciamento do ciclo de vida dos produtos.
3.0 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1- Despertar o interesse das empresas, empreendedores e consumidores para o melhor entendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementando a logística reversa como instrumento gerencial. 2- Gerar informações de interesse para os envolvidos na geração dos resíduos, seu planejamento e disposição. 3- Conscientizar sobre ações de sustentabilidade de acordo com seus interesses e modo de ciclo dos produtos.
4.0 METODOLOGIA
A metodologia consta em primeiramente na coleta de dados referente aos resíduos sólidos gerados nas empresas da região sul fluminense, e em seguida a análise