Logistica reversa- vantagens e desvantagens
Vantagens
Os clientes valorizam empresas que possuem políticas de retorno de produtos, pois isso garante o direito de devolução ou troca de produtos. Este processo envolve uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados, bem como um novo processo no caso de uma nova saída desse mesmo produto.
Dessa forma, empresas que possuem um processo de logística reversa bem gerida tendem a se sobressair no mercado, uma vez que podem atender aos seus clientes de forma melhor e diferenciada de seus concorrentes.
Rentabilidade em todas as fases de retorno: uma cadeia de suprimentos somente será eficiente se todos os atores atuantes no comercio ou indústria, formais ou não, tenham rentabilidade parece óbvio, mas é importante lembrar que a atividade empreendedora é movimentada pelo lucro em suas ações, mesmo que sejam subsidiadas. A logística reversa tem como objetivo o retorno de produtos pós consumo e dar um destino final a eles, de forma a não agredir o meio ambiente. A logística reversa permite a reciclagem, reuso e desmanche de produtos a fim de reutilizarem em outros processos na cadeia de produção.
Há vários motivos que faz a logística reversa importante e que torna o seu uso viável, nos quais iremos analisar.
Sensibilidade ecológica: os consumidores hoje estão cada vez mais preocupados com o equilíbrio ecológico, estão procurando produtos reciclados e recicláveis, estão destinando seu lixo para a coleta seletiva, e as grandes organizações vêem isso como uma oportunidade.
Competitividade: as empresas por serem, ecologicamente corretas e utilizarem do marketing ligado a questão ambiental (ISO 14000), se tornam mais procuradas pelos consumidores, por atender suas necessidades, e conseqüentemente, se tornam mais competitivas no mercado.
Redução de custos: a redução de custos na logística reversa ainda é motivo de discussões, pois ainda é difícil a visualização