Logistica reversa
Logística reversa é a área responsável pelo fluxo reverso de produtos, por exemplo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, entre outros. É o tráfego de produtos que gira no sentido contrário da produção normal. Assim, é a área que planeja, opera no retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, que agrega valor e imagem competitiva.
3. Diferenciação Para entender melhor esse conceito, é preciso diferenciar a logística da logística reversa. Na logística, os produtos vão dos fabricantes para o consumidor, e na logística reversa, os produtos vão dos consumidores em direção aos fabricantes, pois são devoluções, produtos que precisam ser reciclados, entre outros.
Abaixo segue uma figura que representa o ciclo da Logística Reversa.
[pic]4. Logística Reversa: Importâncias e Finalidades
O atual cenário da degradação do meio ambiente preocupa a sociedade. Por isso, mais e mais organizações investem na reversão dos danos causados por elas. Assim, a logística reversa busca fazer isso através de três finalidades: reciclagem, reprocessamento ou descarte. A reciclagem é a separação e transformação de produtos que são tratados como lixo, como: garrafas, embalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, entre outras. O reprocessamento é a continuidade da reciclagem, são produtos que estão em condições de serem reaproveitados, passando assim por um processo especifico onde os tornará matéria prima novamente. E por fim o que não servir para nenhum tipo de reaproveitamento terá seu descarte feito de maneira correta (incineração, trituração, etc.). Da mesma forma que a estrutura de uma logística direta precisa ser planejada e preparada, a Reversa segue o mesmo patamar, requer uma infraestrutura adequada para lidar com os fluxos de materiais usados na entrada e saída, precisa de um mapeamento de todos os processos nas