Interdisciplinar de logistica
A logística reversa é uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, as suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos. Diante da importância do tema e da carência de literatura sobre o assunto o presente trabalho tem por objetivo destacar alguns conceitos básicos sobre logística reversa.
COMO FUNCIONA LOGÍSTICA REVERSA?
Logística reversa é um processo que pode ser dividido em varias etapas: envolve compra e venda devolução de mercadoria por motivos de desistência ou de defeito e, finalmente, se preocupar com o destino de um produto ao final de sua vida útil. A preocupação da logística reversa é fazer com que o material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto. Parece simples e inteligente, mas o processo ainda não funciona bem.
BENEFÍCIOS? (VANTAGENS E DESVANTAGENS) * VANTAGENS:
Logística reversa pode proporcionar reduções de custos e é um grande retorno para empresas. O reaproveitamento de materiais reciclável, como embalagens retornáveis vem trazendo cada vez mais ganhos que estimulam novas iniciativas e esforços nos processos de logística reversa.
Um fator importante é que os clientes valorizam empresas que possuem politicas de retorno de produtos, como isso garante o direito de devolução ou troca de produto. Esse processo envolve uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados, bem como um novo processo no caso de uma nova saída desse mesmo produto. As empresas