Doença pulmonar obstrutiva crônica
Definição
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma das doenças pulmonares mais comuns. Ela dificulta a respiração.
Existem duas formas principais de DPOC: • Bronquite crônica, definida por tosse por longo tempo com muco • Enfisema, definido pela destruição dos pulmões ao longo do tempo A bronquite é a inflamação dos brônquios, as principais passagens de ar para os pulmões, e geralmente ocorre após uma infecção respiratória viral.
[pic]
Os sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado no peito e fadiga.
A enfisema é uma doença pulmonar que acarreta danos aos sacos aéreos (alvéolos). Há uma destruição progressiva dos alvéolos e dos tecidos circundantes que os suportam.
Em estado mais avançado, há um desenvolvimento de grandes cistos de ar onde antes havia tecido pulmonar normal. O ar fica preso nos pulmões devido à falta de tecido conjuntivo, reduzindo a oxigenação.
[pic]
Enfisema
A maioria das pessoas com DPOC tem uma combinação de ambas as condições.
PONTOS FUNDAMENTAIS :
• Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma doença evitável e tratável com alguns efeitos extrapulmonares significantes que podem contribuir para o agravamento em alguns pacientes. O componente pulmonar é caracterizado pela limitação do fluxo aéreo que não é completamente reversível. A limitação do fluxo aéreo geralmente é progressiva e associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas ou gases nocivos.
• A limitação crônica pulmonar característica da DPOC é causada pela combinação de doença das pequenas vias aéreas (bronquiolite obstrutiva) e destruição do parênquima (enfisema), com a contribuçao de cada uma variando de pessoa a pessoa.
• DPOC tem uma história natural variável e nem todos os indivíduos seguem o mesmo curso. Contudo, a DPOC é geralmente uma doença progressiva, especialmente se a exposição do paciente aos agentes nocivos continua.
• O impacto da DPOC em um