Logistica Reversa: Pós-consumo
Através dos Canais de Distribuição reversos (CDR) é possível reaproveitar produtos ou materiais cujo prazo de vida útil chegou ao fim. Os CDR’s constituem todas as etapas ou meios necessários para o retorno de uma parcela de produtos comercializados, devido a:
Defeitos de fabricação;
Prazo de validade vencido;
Ciclo de vida útil encerrado;
Erros de separação de pedidos;
Reaproveitamento de embalagens ao ciclo produtivo da empresa;
Insatisfação após o recebimento do produto.
Podendo ser classificados em duas categorias: Pós-consumo ou Pós-venda.
Pós-consumo refere-se aos produtos já adquiridos e descartados pelo consumidor, considerados impróprios para o consumo primário, ou seja não podem ser comercializados em canais tradicionais de vendas.
Canais reversos de reciclagem
A reciclagem tornou-se uma importante atividade econômica, devido ao seu impacto ambiental e social, pois não beneficia somente a empresa que a adota, mas também uma parcela da população que enxerga nessa atividade a possibilidade de tirar seu sustento e obter alguma renda.
É o canal reverso de revalorização, onde os materiais dos produtos descartados são extraídos industrialmente, transformando-se em matérias-primas secundárias de reciclados que serão reincorporados a fabricação de novos produtos (LEITE, 2003, p.7).
O processo envolve várias etapas:
Coleta de material ou produto;
Seleção do item a ser reaproveitado;
Preparação para o reaproveitamento;
Processo industrial e;
Consequentemente reintegração do material reciclado ao processo produtivo, sob forma de matéria-prima.
Canais reversos de reuso
Diz respeito a reutilização dos produtos ou materiais classificados como bens duráveis, cuja vida útil estende se por vários anos. O exemplo mais comum que temos é o comercio de automóveis usados, canais de desmanche, onde se obtém um produto através da desmontagem de um bem, prolongando assim a vida útil de um determinado item.
Canais de desmanche